Colados ao Pelourinho, mas com uma identidade própria, o Santo Além Além do Carmo e o próprio Carmo nasceram fora dos limites histórico da cidade Eram local de residência de nobres, embora além dos portões da cidade. A bela vista do alto da Baía de Todos os Santos era um atrativo, e continua sendo.
No contexto atual, os dois bairros, que se interligam, são a parte final do cortejo cívico da Independência da Bahia, o 2 de Julho, mas também um local de muita boemia, ateliers artísticos, cafés, mas de templos religiosos, que guardam no seu interior, a essência da história da capital baiana no período colonial.
Entre casarios, ruelas, becos e ladeiras calçados com paralelepípedos e pedras “cabeça de negro”, três igrejas se sobressaem, como torres religiosas vigilantes da história: Igreja de Santo Antonio, Boqueirão e Passo. Todas são abertas à visitação e realizam missas em dias específicos, e no seu interior, peças sacras e, principalmente, a história da cidade guardas em imagens, documentos e peças de artesanatos.
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo – São séculos de história do Brasil registrada nesse templo religioso construído em 1594, como uma pequena capela, visitada pelo padre Antonio Vieira, e que 1648 foi elevada à condição dea Igreja matriz, continuando a passar por reformas até o século XX.
Seu interior é revestido de escaiola, talha neoclássica e sua fachada tipicamente rococó. O passeio é inesquecível no final da tarde, quando o pôr do sol é especial. Outra coisa interessante é que no pátio desta igreja rolam ensaios do bloco de carnaval ‘De Hoje a Oito’, festas ‘Bailinho’ e shows dos Skanibais, entre outros. Amém, saravá!
Serviço
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, sábado, das 8h às 12h.Endereço: Largo de Santo Antônio, 01, Sto. Antônio, Salvador.Entrada: Aberto ao público.
Igreja do Boqueirão – A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens pardos foi construída em 1726. Possui uma arquitetura semelhante à da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, mas está cercada de vários casarões antigos, na rua Direita de Santo Antonio. No período colonial o local era uma grande encosta (boqueirão) que constituía uma antiga trincheira de defesa da cidade, e que servia como referência na divisão das cidades Alta e Baixa.
A construção iniciou-se na mesma época, e consta que no ano de 1750 o corpo da igreja já estaria edificado. No entanto, a maior parte dessa igreja, incluindo as torres, foi finalizada entre fins do século XVIII e meados do século XIX. Rica na arquitetura, a igreja possui uma conjunto harmônico com todas as dependências próprias aos ofícios de uma irmandade: sacristia, sala de consistório, casa dos santos, uma catacumba, e um conjunto de arcadas na sua parte posterior, dispostas de forma a acompanhar a topografia local.
Serviço
Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, 60 – Santo Antônio. Horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h . Tels.: (71) 3314-1749 / 3231-0188
Igreja do Passo – Na sua vizinhança está a casa onde morou o poeta Castro Alves, além de vários casarões coloniais. Fica nos limites do Carmo, na Rua do Passo, uma rua estreita. Mas o acesso à Igreja também pode ser feito pela larga escadaria da Igreja, logo em frente, que liga a Ladeira do Carmo com a Rua do Passo.
O templo ficou conhecido dos turistas porque em 1962 foi gravado no local o filme “O Pagador de Promessas, com Leonardo Villar, único filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro de Cannes, dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça de Dias Gomes. O filme foi rodado na escadaria que dá acesso à Igreja do Passo, onde a promessa deveria ser paga. No filme, a Igreja é chamada de Igreja de Santa Bárbara, mas, na verdade, essa é a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo.
A partir do dia 27 de outubro de 2018, a Igreja foi entregue aos cuidados do Apostolado da Oração, Rede Mundial de Oração do Papa, e passa a ser a Sede Arquidiocesana deste movimento que existe em mais de 90 países e tem 175 anos de existência. O grupo do Apostolado da Oração tem como Diretor Espiritual o padre Valson Santos Sandes.
Na Igreja do Passo existe uma imagem de Santa Barbara, em gesso, que foi usada durante as locações do Filme “O Pagador de Promessas”. Embora não sendo uma igreja dedicada a Santa Bárbara, a Igreja do Passo guarda a bela imagem e passa a celebrar a sua festa em 04 de dezembro. Possui imagens de São José, N. S. da Conceição e N. S. Mãe dos Homens. Foi tombada pelo Iphan em 1938.
Serviço
Missas: Terças e quintas: 17h. E na1ª e última sexta do mês – Missa do Sagrado Coração de Jesus – 9h
Visitação: – Segunda a sábado – 9 às 17h Taxa: 5,00 por pessoa. Visitação programada (mínimo 5 pessoas) ao Campanário da Torre e Cripta: R$ 5,00 por pessoa